quinta-feira, outubro 18

Evolução ?


"Luta contra o futebol moderno" - Expressão cada vez mais recorrente no contexto social das curvas,exprime-se pela indignação,inconformismo e revolta dos Ultras e Casuais relativamente ao caminho que o Futebol tem seguido,um caminho de industrialização.
Hoje o futebol é uma industria que alimenta o mais variado tipo de empresas,a título de exemplos,podemos ver algo que nos ultimos anos tem se tornado habitual,banal..a cotação dos clubes nas bolsas de valores,lado a lado com sociedades de fins meramente lucrativos.O aparecimento de investidores que se apropriam dos clubes,como quem se apropria de um bolo pago no café...O aparecimento de Fundos de Investimento que compram os passes de jogadores e ficam seus titulares,afim de lucrarem com uma possível venda desse jogador a algum grande clube.O aparecimento de canais televisivos de "pay per view" que procedem às transmissões incessantes de tudo o que seja jogo de futebol,tentando daqui extrair o máximo de assinantes possíveis (entrada de capital nos seus cofres) e competir nas ditas guerras de audiência (mais capital em jogo).
Isto,são apenas alguns dos reflexos desta "evolução" do futebol,um futebol moderno de facto,pouco ou nada a ver com o contexto que originou este mundo desportivo,aliás,basta recuarmos aos anos de fundação de maioria dos clubes.
Formados em épocas onde os valores sociais eram outros,onde o futebol começava a dar os primeiros passos e era visto como uma mera forma de entretenimento,onde a formação de clubes desportivos consistia em facultar às pessoas,o acesso à prática desportiva...sócios atletas,atletas dirigentes,clubes quase sem meios,mas com uma pureza que hoje se desvanesceu.
Em mais de 100 anos,o futebol sofreu mutações radicais,tomando um caminho que cada vez mais o afasta das suas raízes.
Mas até nesta luta,a expansão capitalista tem dado que falar,"Não ao futebol moderno" mais que um mote,um movimento,em alguns casos,virou Marca..é mais uma forma de comercializarem-se t-shirt's,casacos,caxecóis,seja o que for...também é frequente assistirmos ao uso desta "luta",por parte de alguns grupos,em alturas mais conturbadas dos mesmos,para tentar sacudir a água do capote,ou seja,tentar afastar o foco das atenções nos problemas que verdadeiramente assolam aquele grupo,concentrando-se em protestos e afirmações deste género,deixando o mais importande de lado : Apoio ao clube ! (Algo que se tem verificado nestes ultimos anos,em alguns grupos espalhados pela Europa fora).
A modernização do futebol tem sido tão vasta,que começou a alcançar o mundo dos Ultras,a tentar explorar um novo filão.Porém,tal como nos famosos livros infanto-juvenis de Astérix "todo o movimento?nem todo,há uma pequena parte que se mantém irredutível na sua luta..".
É essa "pequena" parte,são esses Ultras,que aqui pretendo louvar,independentemente das cores,idades,sexo,nacionalidade...Ultras,modo de vida (e não forma de negócio).

2 comentários:

CorredorDaMorte disse...

Excelente texto !
Congratulations !

Montsegur disse...

Escolheste mal a foto:-)

A curva veronesi está a utilizar uma das suas imagens de marca...a ironia!

O que diz na tarja é mais ou menos o seguinte: "Guerra ao futebol moderno? Desculpem, não temos tempo..."