quarta-feira, outubro 17

De faca....e sem garfo.

Confrontos leais..algo que é exigido e proclamado por larga maioria dos Ultras e Casuais espalhados pela europa fora.
Hoje em dia,os confrontos não são tão "leais" como o eram na década de 70/80,hoje os confrontos chegam a ser verdadeiros combates de guerrilha urbana,onde não só o uso dos punhos se faz sentir,mas cada vez mais o uso das lâminas,bastões...
Não que antigamente ninguém usasse,também havia casos,é de relembrar que em Itália,o uso do cinto como "arma" é prática recorrente e tradicional..
O uso da faca também é hoje em dia uma realidade.
Maioria censura e condena o uso de facas em confrontos,por questão de equilíbrio,não lhes parece justo alguém munido de uma lâmina de aço,contra alguém munido somente com os seus punhos,pele e osso..
E digo maioria,porém não digo unânimidade,isto porque,existe quem apesar das críticas existentes,seja apologista do uso da faca,por considerarem o combate entre rivais,como uma verdadeira guerra de inimigos,onde o objectivo final de ambos,é vencer,destruir o lado contrário,sair o mais ileso possível,causar o máximo de dano possível...a faca é um meio de defesa e ataque,a faca,apelidada por muitos,como "arma cobarde",é o meio que alguns usam naquilo a que referem como "para gente sem honra e respeito,a faca é tudo o que merecem"..uma posição radical,críticada,mas real,com a sua razão de ser...radical,como tantas outras posições adoptadas por muita gente,relacionadas com outros temas.
A faca é de facto uma arma branca,cujo uso deve ser sempre "em ultimo caso"...defendo o seu uso com esta base,correndo o risco,eu sei,de ser verozmente criticado pelos mais tradicionalistas que clamam por lealdade nos combates...são posições que se dividem e quis aqui deixar latentes.

Sem comentários: